O Curso Técnico Superior Profissional em Operações Hoteleiras visa conferir qualificação superior profissional preparando os alunos para planear , gerir e coordenar o departamento de alojamento, organizar, gerir e supervisionar equipas de trabalho, elaborar programas de ocupação do alojamento, gerir e executar operações de produção e serviço do departamento de comidas e bebidas e planear estratégias de marketing para a gestão dos diferentes canais de venda e perfis de clientes.
Atividades principais
Planear, gerir e coordenar as secções de front office, andares e lavandaria, garantindo a excelência dos serviços prestados ao cliente e hóspede;
Elaborar o organograma do departamento de alojamento e respetivas responsabilidades e funções participando no recrutamento e seleção dos colaboradores;
Supervisionar e garantir a implementação das estratégias de gestão do departamento de alojamento;
Gerir o sistema de sugestões/reclamações de clientes;
Planear e desenvolver os sistemas de gestão da atividade comercial, com recurso a aplicações informáticas adequadas;
Coordenar e planear as estratégias de marketing e as novas políticas de gestão dos diferentes canais de venda e perfis de clientes;
Gerir a análise dos principais indicadores de gestão e implementar ações corretivas no domínio da gestão;
Elaborar e acompanhar a execução dos objetivos e orçamentos do departamento de alojamento;
Desenvolver a análise das mais recentes tendências de mercado ao ambiente de trabalho do departamento de alojamento;
Gerir os recursos humanos do departamento de forma a garantir um ambiente seguro e adequado tanto a clientes como colaboradores;
Supervisionar as normas de serviço e implementar sistemas de controlo do seu cumprimento numa ótica de melhoria contínua;
Gerir o cumprimento do orçamento do departamento, os resultados financeiros do negócio e a análise dos mesmos de forma a desenvolver a resolução de possíveis falhas;
Gerir e executar operações de produção e serviço do departamento de comidas e bebidas.
1º Ano | ||
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Unidade curricular | Período | ECTS |
Regras e Protocolo Empresarial | 1º Semestre | 3.0 |
Introdução Ao Turismo, Hotelaria e Restauração | 1º Semestre | 3.0 |
Higiene e Segurança Alimentar | 2º Semestre | 3.0 |
Contabilidade Aplicada | 2º Semestre | 4.0 |
Gestão de Alimentos e Bebidas | Anual | 7.0 |
Língua Inglesa Aplicada | Anual | 7.0 |
Técnicas de Cozinha e Pastelaria | Anual | 5.0 |
Gestão de Operações de Alojamento | Anual | 9.0 |
Língua Francesa Aplicada | Anual | 5.0 |
Métodos Quantitativos | Anual | 3.0 |
Técnicas de Restaurante e Bar | Anual | 5.0 |
Gestão e Organização do Serviço de Andares | Anual | 6.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Empreendedorismo | 1º Semestre | 3.0 |
Princípios de Gestão Financeira | 1º Semestre | 3.0 |
Tecnologias de Informação e Aplicações de Gestão de Reservas | 1º Semestre | 5.0 |
Gestão de Recursos Humanos | 1º Semestre | 3.0 |
Legislação Hoteleira | 1º Semestre | 3.0 |
Língua Espanhola Aplicada | 1º Semestre | 5.0 |
Gestão Comercial e Revenue Management | 1º Semestre | 4.0 |
Marketing e Vendas em Hotelaria | 1º Semestre | 4.0 |
Estágio | 2º Semestre | 30.0 |
- Recepcionista
- Chefe de recepção
- Diretor de alojamento
- Governante geral
- Governante de andares
- Empregado (a) de andares
- Empregado (a) de lavandaria/rouparia
Podem candidatar-se aos cursos técnicos superiores profissionais:
Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-lei n.º 64/2006, de 21 de março;
Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
- Propinas:
Ano letivo 2020/21 — 495,00€/ano.
Pagamento de Propinas:
Numa única prestação no ato da inscrição/matrícula ou em 10 prestações (10%).