Sistema Interno de Gestão da Qualidade da ESHT | P.PORTO
O Sistema Interno de Gestão da Qualidade da ESHT | P.PORTO (SIGaQ | ESHT) dá continuidade aos princípios gerais da gestão e da garantia da qualidade, alicerçado na gestão estratégica institucional e diretamente articulado com a Política de Gestão do P.PORTO e o Sistema Integrado de Gestão da Qualidade (SIGQ | P.PORTO), estabelecido no MQ | P.PORTO.
O modelo organizacional do SIGaQ da ESHT | P.PORTO responde de forma clara aos referenciais internacionais e nacionais, preconizados pela European Agency of Higher Education & Accreditation (EAHEA) e da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), nele se identificando os seus processo e competentes responsabilidades e inscrevendo a monitorização e revisão periódica com vista à garantia da melhoria contínua.
O SIGaQ da ESHT | P.PORTO organiza-se por processos e objetivos, orientando-se para o atingimento de resultados nos eixos de missão da instituição para responder adequadamente às suas necessidades e às expetativas das partes interessadas, internas e externas.
O SIGaQ da ESHT | P.PORTO procura dar suporte à instituição e aos requisitos legais, de forma eficaz, procurando a melhoria do desempenho global, nomeadamente ao nível da:
- Melhoria da organização dos principais processos institucionais;
- Melhoria do controlo e avaliação interna e externa;
- Definição clara de objetivos, responsabilidades e funções;
- Melhoria da monitorização dos processos e avaliação do seu desempenho;
- Aumento da motivação e melhoria da comunicação;
- Melhoria nos processos globais e da utilização de recursos e espaços;
- Interação com a comunidade de forma mais objetiva e eficaz;
- Melhoria do contributo do sistema para o desempenho global do SIGQ|P.PORTO.
Política da qualidade da ESHT | P.PORTO
Alinhada com a política global de gestão do P.PORTO estabelecida no MQ | P.PORTO, a Política de Qualidade da ESHT | P.PORTO é pautada por um compromisso inabalável com a excelência académica, a inovação constante e a sustentabilidade.
Com uma abordagem guiada pelos valores fundamentais da instituição, pelos princípios que a norteiam e pelos eixos estratégicos definidos, promovemos ativamente um ambiente educacional inclusivo, estimulante e de apoio, dando prioridade ao desenvolvimento académico e pessoal dos estudantes e procuramos a melhoria contínua em todas as atividades, adotando práticas sustentáveis.
Valorizamos parcerias estratégicas que enriquecem a qualidade da nossa oferta educacional, investigação e serviços e comprometemo-nos a seguir padrões de qualidade e a contribuir para o cumprimento dos objetivos estratégicos do P.PORTO.
Esta política é uma expressão tangível do nosso compromisso em ser uma instituição de referência, proporcionando uma experiência de alta qualidade para os nossos estudantes e contribuindo de forma significativa para a comunidade e sociedade em geral.
Princípios da Política da Qualidade da ESHT | P.PORTO
A política da Qualidade da ESHT | P.PORTO fundamenta-se nos princípios orientadores da ESHT | P.PORTO, plasmados nos seus estatutos, orientando-se pelos seguintes princípios:
- Excelência Académica: Procurar a excelência em todos os aspetos do ensino, da investigação e da prestação de serviços, promovendo a inovação, a criatividade e o rigor académico.
- Orientação para o Estudante: Colocar os interesses e as necessidades dos estudantes no centro de todas as atividades da ESHT | P.PORTO, proporcionando um ambiente de ensino-aprendizagem inclusivo, estimulante e de apoio.
- Desenvolvimento Sustentável: Comprometer-se com práticas sustentáveis em todas as atividades da ESHT | P.PORTO, promovendo a responsabilidade ambiental, social e económica em linha com os princípios do desenvolvimento sustentável.
- Melhoria Contínua: Procurar constantemente a melhoria dos processos, procedimentos e práticas, utilizando feedback, análise de dados e benchmarking para identificar áreas de oportunidade e implementar ações corretivas e preventivas.
- Parcerias e Colaborações: Valorizar parcerias estratégicas com empresas, organizações e outras instituições de ensino, procurando oportunidades para colaborar e cocriar soluções inovadoras que beneficiem os estudantes, os docentes e a comunidade em geral.