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Publicado em: 09 Dezembro 2024

O Up Tourism Talk'24 debateu o capital sociocultural dos destinos turísticos

Organizado pelos estudantes do 2.º ano do CTeSP em Animação Turística, o Up Toursim Talk trouxe várias entidades, associações e projetos à Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

A 5 de dezembro de 2024 decorreu, no Anfiteatro Joaquim Ribeiro, mais uma edição do ciclo de seminários “Up Tourism Talk”, organizado pelo 2.º ano do CTeSP em Animação Turística.

Este ano, subordinado ao tema “Produtos turísticos baseados no capital sociocultural dos territórios”, o seminário assumiu um renovado destaque na programação do Departamento de Turismo e Lazer. Estiveram reunidas várias empresas, projetos e associações para debater a relevância do capital sociocultural na promoção de destinos turísticos, sob diferentes perspetivas.

A Associação do Turismo de Aldeia (ATA) marcou presença com a sua presidente, Teresa Pouzada, com a apresentação “O capital sociocultural das Aldeias de Portugal: desafios e conquistas face ao mercado do turismo”. Esta intervenção permitiu compreender a identidade sociocultural dos territórios rurais, o seu potencial turístico e a sua importância para a redistribuição do turismo pelo país.     

O World of Wine (WOW) foi representado por Susana Correia, gestora de lealdade e de operações de eventos culturais, com a apresentação “Ponto de encontro para a cultura e o turismo”. Esta apresentação permitiu compreender de que forma este “quarteirão cultural” integra o capital sociocultural da região na sua oferta, contribuindo para a crescente competitividade do destino “Porto e Norte”.

The Lince Santa Clara Historic Hotel, representado por Ricardo Barreto, diretor da unidade, trouxe uma apresentação intitulada “O Lince Santa Clara no destino turístico de Vila do Conde”. Esta discussão permitiu compreender como a integração do património sociocultural (local) pode ser um fator determinante para o sucesso de um empreendimento turístico.

O projeto World Heritage Volunteers Guardians of the Douro: Cultivating Heritage and Landscape, coordenado por Diogo Pinto, trouxe uma importante reflexão sobre “Promover a discussão sobre o turismo sustentável e a preservação do património”. A sua mensagem focou-se na preservação do património cultural e paisagístico do Alto Douro Vinhateiro, promovendo o turismo como uma ferramenta estratégica para o preservar e valorizar.

A Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ) esteve representada pela secretária-geral, Mafalda Nascimento, que abordou a temática “Templários: Da Ordem medieval ao desenvolvimento territorial”. A apresentação evidenciou como o património templário pode ser aproveitado para dinamizar experiências imersivas e estimular o desenvolvimento turístico dos territórios.  

A ImpactTrip Porto, representada por Marta Abreu, coordenadora do programa de voluntariado internacional, trouxe à discussão o tema “Viagem com impacto”. Esta intervenção destacou o papel dos turistas (internacionais) como agentes de mudança nos destinos que visitam, envolvendo-se em iniciativas variadas que geram impacto positivo nas comunidades locais.

Este seminário foi organizado pela turma finalista do CTeSP em Animação Turística, sob orientação da Professora Teresa Mendes, no âmbito da UC de Produtos e Mercados Turísticos e da Professora Cristina Rodrigues, no âmbito da UC de Geografia do Turismo.

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