No passado dia 19 de dezembro de 2024, os estudantes do 2.º ano do CTeSP em Turismo e Informação Turística realizaram uma visita de estudo ao Museu das Rendas de Bilros de Vila do Conde.
Primeiramente, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor a origem e evolução histórica desta técnica artesanal que é um dos exilibris vilacondenses. Assim, ficaram, também, a conhecer parte do vocabulário técnico desta área, nomeadamente os utensílios utilizados para a sua execução e os principais pontos, e puderam admirar a maior peça de renda de bilros do mundo, produzida pela comunidade do Município de Vila do Conde em 2015, vencedora do Recorde Mundial do Guiness.
Adicionalmente, puderam ver diversas peças, umas mais antigas, outras contemporâneas, e, assim, perceber que a renda de bilros é uma arte artesanal centenária, mas como a capacidade de se adaptar constantemente às novas tendências socioculturais e, consequentemente, às motivações e exigências de mercados emergentes.
Por fim, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Escola de Rendas de Vila do Conde, inserida no espaço museológico, onde puderam ver in loco várias rendilheiras a trabalhar nas suas peças. Entre as várias rendilheiras, destacaram-se as mais jovens, estudantes do 1º e 2º ciclo do ensino básico que tomaram a iniciativa de ensinar aos estudantes os pontos básicos desta arte.
A visita de estudo foi realizada no âmbito da Unidade Curricular de Produtos e Mercados Turísticos, sob a orientação da docente Benedita Barros e Mendes.